Pessoas bem sucedidas e dotadas de espírito empreendedor sentem prazer pela dedicação a alguma atividade, ou causa, porque sabem que a alegria e o prazer estão no processo, durante a execução das atividades a que se dedicam, por isso mostram ânimo acima da média e são resilientes.
Viver é, antes de tudo, construir, realizar passo a passo nossos projetos. Cada passo dado, cada momento vivido intensamente no permite avançar rumo ao pleno autoconhecimento.
Desenvolver olhar estratégico é fundamental para ampliar nossa capacidade de discernimento e evitar retrabalhos e desperdício de tempo, principalmente. A visão panorâmica da realidade nos permite identificar as melhores trilhas a seguir e minimiza a necessidade de despendermos esforços desnecessários.
Existem pessoas, no entanto, que preferem justificar suas ações com argumentos do tipo “ tenho que matar um leão por dia”, “trabalho feito um condenado”, “meu dia não rendeu” etc. São argumentos próprios de pessoas que acham que muito esforço é compensador e, subconscientemente, acreditam que sofrendo e se autopunindo conseguirão justificar sua incapacidade de realizar projetos pessoais relevantes.
Sentir prazer no que fazem é mais sábio. Mesmo quando não se faz o que gostaria, é preciso aprender a avaliar o valor de suas atividades e dar a elas o que merecem.
Existem pessoas que irradiam influência positiva e alegria. Estas conseguem fazer com a lei do menor esforço seja verdadeira, porque aproveitam melhor o tempo e sentem prazer em produzir. Entendem que a vida é, de fato, uma grande construção e vão produzindo ações cujas consequências lhe trarão muito mais satisfação e contentamento do que aqueles que priorizam as dificuldades que encontram para justificar suas inabilidades.
A capacidade de entender a realidade decorre de treinamento gerencial, mesmo aplicado a vida cotidiana. É preciso aprender a lidar com os desafios e administrar os problemas que sempre aparecem e aprender com eles. Mesmo causando sofrimento, a necessidade de resolver problemas levam a um aprendizado importante e contribuem para nosso crescimento pessoal. Mas é preciso evitar que rancores e maus humores dominem nossa agenda e interfiram no nosso desempenho. Isso não é fácil, pois problemas consomem nosso tempo e nossas emoções tendem a desequilibrar, interferindo no nosso jeito de agir. Nessas horas, é preciso sensatez e consciência de que problemas, se resolvidos, serão passageiros; se postergados, permanecerão e consumirão cada vez mais energia, tempo e dinheiro.
Em síntese, é fundamental aprender a sentir prazer pelas pequenas conquistas e alegria de viver, mesmo em época turbulenta e problemática, como a atual, por exemplo.
Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!
Confira outros posts do blog alta performance!
Saiba como estar sempre avaliando suas ações para atingir o crescimento pessoal e a alta performance >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/autoavaliacao-crescimento-pessoal<<<
Saiba porque sempre estar em busca de desenvolvimento contínuo para uma vida de crescimento pessoal e de autoconhecimento. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/leidocrescimentopessoalparaaltaperformance<<<
Saiba como se livrar de hábitos e de pessoas que te prendem ao passado e que não agregam resultados em sua vida!>>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/um-futuro-maior-que-o-passado<<<