Porque é Indispensável se Perdoar para Experimentar uma Vida Feliz

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Porque é indispensável se Perdoar para Experimentar uma Vida Feliz. Há alguns princípios na vida que devem ser seguidos se a intenção é avançar, aproximar-se do alvo.

A última vez que vi Natália o rosto estava envelhecido. As rugas pareciam denunciar profundas amarguras. Encontrava-se só, depois de ter passado toda a juventude casada. Suas palavras contrariavam seu visível abatimento:

-“Estou ótima. Não guardo mágoas.”

Poucos minutos depois, como que esquecida, desejou toda espécie de má sorte ao ex-companheiro.

Não são poucas as vezes que passamos por experiências difíceis, dolorosas, injustas. O que fazer para vencer esses momentos? O que fazer para avançar, apesar desses momentos? Será que essas experiências são necessárias? Qual o valor que elas podem ter para seguirmos em frente? Por que seguir em frente?

Quando se decide que a vida pode ser mais do que experimentamos; que podemos ser mais felizes e ter vida plena; então, seguir em frente é necessário.

Para avançar é preciso soltar os freios e, claro, controlar o acelerador; algumas vezes, a embreagem. O passado é um freio. Em uma comparação com um carro é como dirigir olhando pelo retrovisor. O que fazer para esquecer o passado e seguir para o alvo? A resposta é perdoar.

É preciso perdoar. Mas perdoar não é fácil. Perdoar não é um ato natural. Não ocorre sem que haja uma luta no interior da pessoa que intenta perdoar.

Porém, o fato de ser difícil, não é um impedimento para a prática do perdão. Porque perdoar é como soltar as amarras que prendem o coração; é se libertar da lembrança que embrulha o estômago e aprisiona a alma. É uma oportunidade de exercitar algo divino, sagrado. É permitir-se um novo começo, já que não se pode mudar o que passou.

A vida é extremamente dinâmica, ágil, porque o tempo, como sabemos, não pára. Para avançar em direção a uma vida plena é preciso continuar crescendo. Focalizar nas coisas que importam e compartilhar o nosso melhor com os outros.

Portanto, a dica é não deixar o pensamento focar nas coisas do passado.

Os problemas são necessários porque nos permitem crescer, aprender. Enquanto vivermos teremos problemas. A diferença é como lidamos com eles. Como reagimos aos desafios e embates que surgem no caminho.

Com o tempo percebemos que o amor é nosso maior aliado para o sucesso. E sucesso sem amor não existe. Como disse Cora Coralina “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita…olhar que acaricia…E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido a vida.”

Arrependimento para a vida requer se perdoar. Quando se aceita que errou e se deseja mudança de conduta é possível perdoar-se. A partir desse momento não se precisa mais viver amargurado pelas culpas do passado. Quando se perdoa consegue-se perdoar os outros. Dessa forma, é possível viver livre, sem pesos, sem amarras, sem ter que confessar os erros a todo momento ou demonstrar-se arrependido para se sentir digno de perdão.

É preciso estar atento para não confundir remorso com arrependimento. Arrependimento é metanóia, é mudança de mente. Ele já carrega em si o perdão porque se sustenta no perdão divino.

Remorso é para a morte. Porque a pessoa utiliza “como pude”, “se”. É um ciclo infernal. Uma neurose, um moralismo, um narcisismo.

O passo para se perdoar é simples se for baseado na Graça, no favor não merecido. Gozar do amor Divino. Perdoar é necessário para viver uma vida feliz.

se perdoar

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

se perdoar. se perdoar.

 

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog