Avaliar-se é essencial para o crescimento pessoal e a alta performance.
Na busca de crescimento pessoal é natural as pessoas buscarem reconhecimento pelos seus feitos. O reconhecimento faz parte de um mecanismo psicológico de troca de energia entre quem faz alguma coisa e quem vê ou recebe algo feito pelo outro, especialmente quando queremos alta performance.
O reconhecimento é necessário porque reforça o esforço de alguém por ter feito algo. Tem efeito estimulador e salutar, normalmente. Mas é preciso analisar bem o comportamento humano nessa relação entre quem faz alguma coisa e os aplausos que recebe.
Em tese, deveria acontecer o reconhecimento, na forma de elogios, de aplausos, de agradecimento, ou outras formas de gratidão, de forma espontânea.
Mas raramente isso ocorre.
A relação geralmente é desigual, porque o reconhecimento nem sempre vem da forma que se espera.
Isso pode gerar decepções e frustrações, tornando a relação tensa e competitiva.
Invariavelmente, a expectativa de quem executa uma performance não é a mesma de quem avalia, ou recebe o resultado da ação.
Os julgamentos de valor variam muito de intensidade e de momento.
As pessoas não são seres lineares, principalmente no que se refere a emoções.
Somos instáveis e suscetíveis a mudanças com intensidade emocional muito variável.
Oscilamos muito. Somos humanos, afinal.
Mas para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências próprias é necessário que o indivíduo não torne determinante, para a continuidade de seus esforços e desempenho, a avaliação externa forçada.
Se o que fizer for bem feito e tiver uma boa aceitação pelos outros, as avaliações tenderão a ser otimizadas continuamente.
Contudo não é sábio medir seu desempenho apenas pela avaliação externa, porque limita o potencial de crescimento pessoal.
A autoavaliação é mais poderosa, desde que feita com critério e sinceridade.
Evidentemente o reconhecimento externo tem um efeito poderoso para reforçar nosso esforço, quando é positivo; e para inibir nossa ação, quando é negativo e depreciador.
Portanto, o ideal é o indivíduo se esforçar continuamente para aprimorar seu desempenho sem se preocupar em demasia com aplausos e elogios dos outros.
Acompanhe o que a Coach de Alta Performance Carla Ribeiro tem a dizer sobre a 4ª Lei da alta performance na série de vídeos Investir em Crescimento do Canal Alta Performance.
Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!
Confira outros posts do blog alta performance!
Saiba porque sempre estar em busca de desenvolvimento contínuo para uma vida de crescimento pessoal e de autoconhecimento. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/leidocrescimentopessoalparaaltaperformance<<<
Saiba como se livrar de hábitos e de pessoas que te prendem ao passado e que não agregam resultados em sua vida!>>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/um-futuro-maior-que-o-passado<<<
Carla Ribeiro entrevista o Procurador do Distrito Federal que já passou nos concursos mais concorridos do país. Saiba qual foi a mentalidade utilizada por Robson Caetano para lograr aprovação nos concursos públicos mais concorridos. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/tv-alta-performance/altaperformancenosestudos/<<<
Saiba como obter mais satisfação e prazer para continuar crescendo.>>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/estrategia-para-continuar-crescendo<<<