Saiba porque o seu Foco pode estar Limitando sua Performance.

Blog Alta Perfomance

Junte-se a mais de 1 milhão de mulheres bem resolvidas e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer a sua vida mais intensa! (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Você sabe o quanto seu modelo mental interfere na sua realidade? Pesquisas em neurociência mostram que a mente descarta a maior parte dos estímulos que recebe, sejam visuais, auditivos, olfativos, sensitivos. Essa é mais uma comprovação de que o que pensamos, nós vemos.

Em um teste específico, pediu-se para várias pessoas que assistiam um jogo de vôlei que contassem quantas vezes os jogadores vestidos de branco rebatiam as bolas. Enquanto as pessoas estavam focadas em contar as defesas dos jogadores, apareceu a imagem de um gorila que em determinado momento fez o característico gesto de bater com os punhos no peito. Apesar da cena bastante incomum em uma quadra de esporte, a maioria sequer viu o gorila.

Sem dúvida, a habilidade de ver o mundo de uma forma especial pode criar oportunidades significativas.

Por isso, até mesmo o necessário foco pode ser um problema se impedir a pessoa de perceber outros contextos e variáveis que podem requerer mudança de diretriz. Opa! Então, nem tudo é foco!? Aparentemente, não. Porque ele pode limitar a capacidade de discernir um mundo em mudança.

O foco, nesse contexto pode ser uma prisão. Não são poucos os casos de organizações que falharam em reconhecer a ameaça de novos entrantes ou de mudanças de hábitos dos consumidores.

A forma de enxergar o mundo e de focar nos projetos que você deseja desenvolver pode comprometer seu resultado. Na verdade, ao contrário do que tem sido falado nos quatro cantos, é preciso ter uma visão ampla para poder agir em um contexto pequeno.

Essa qualidade caracteriza o olhar de um sociólogo porque ele precisa analisar as circunstâncias e fatos sem deixar que suas experiências particulares interfira na análise, mas, ao mesmo tempo, está ciente de que serão suas próprias experiências que lhe permitirão analisar os acontecimentos. Um paradoxo e um desafio para a análise científica e um atributo desejável no mundo contemporâneo.

Essa, sem dúvida, é uma característica de extrema relevância tanto para planejar a vida que se deseja viver, quanto para analisar o momento político com imparcialidade e sensatez.

MODELO MENTAL

 

Confira outros posts do blog alta performance que vão ajudar você a enriquecer o seu modelo mental!

Saiba como se livrar de hábitos e de pessoas que te prendem ao passado e que não agregam resultados em sua vida! >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/um-futuro-maior-que-o-passado<<<

Carla Ribeiro entrevista o Procurador do Distrito Federal que já passou nos concursos mais concorridos do país. Saiba qual foi a mentalidade utilizada por Robson Caetano para lograr aprovação nos concursos públicos mais concorridos. >>> https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/tv-alta-performance/altaperformancenosestudos/<<<

Saiba como obter mais satisfação e prazer para continuar crescendo. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/estrategia-para-continuar-crescendo<<<

Saiba porque sempre estar em busca de desenvolvimento contínuo para uma vida de crescimento pessoal e de autoconhecimento. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/leidocrescimentopessoalparaaltaperformance<<<

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog